1/6
Versões Volkswagen Golf
Golf GTE
Resumo
Primeiro esportivo hídrido do mercado brasileiro, tem motor 1.4 turbo com um motor elétrico entregando 140 cavalos. É completo em equipamentos de conforto e segurança.
A frente deste clássico esportivo possui entradas de ar em forma de colmeia, grade cromada, um para-choque proeminente e uma linha prateada que substituiu a vermelha do GTI e percorre toda a frente de ponta a ponta, mesmo dentro dos faróis Bi Xenon e abaixo do logotipo da Volkswagen está escondida a tomada para carregar o Golf GTE.
A parte de trás tem o clássico spoiler prolongado e dois escapamentos que lhe dão aquele visual esportivo e o som forte típico de esportivos.
O resto do carro parece relativamente convencional: as linhas são modernas, mas retas e um pouco sóbrias. Visto de lado, não dá uma impressão tão esportiva. Entre os GTI e GTS da marca, que agora é GTE, o Volkswagen Golf é o que tem o design mais clássico.
Como todo carro híbrido o Golf GTE tem dois motores, um é o 1.4 turbo que equipa vários carros da montadora e tem 150 cavalos, aliado a ele o esportivo tem um motor elétrico de 102 cavalos, quando reunidos eles rendem ao carro 204 cavalos de potência. Os motores podem ser usados em separado ou em conjunto.
O Volkswagen Golf GTE 2020 perdeu um pouco em desempenho em comparação ao seu antecessor, o Volkswagen Golf GTI 2019, mas ganhou e muito em consumo, ele acelera de 0 a 100 km/hora em 7,6 segundos e atinge velocidade de 222 km/hora, não chega a ser tão tímido assim, mesmo se tratando de um esportivo.
Agora o consumo é insuperável no modo misto, quando usa os dois motores, a média é de 22 km/litro de gasolina e usando só o motor elétrico nos perímetros urbanos ele chega a 66 km/litro, é mais que econômico.
Dos disponíveis no Brasil, o Golf GTE 2020 é o carro esportivo médio com melhor desempenho para dirigir na cidade e agora com o motor híbrido também o mais econômico, além do que você pode passar por buracos e irregularidades sem grandes inconvenientes.
A direção, apesar de ser pouco assistida, é bastante direta e permite controle suficiente da direção sem ser tão dura quanto em outros carros, mas permanecendo dentro dos padrões esportivos.
Imagine fazer uma curva a mais de 100 km por hora e... nada. Nem mesmo uma cantadinha de pneus: o bom ajuste da carroceria e da suspensão nessas circunstâncias são muito notáveis no projeto do Golf GTE.
Os bancos são confortáveis e ergonômicos, o espaço na parte dianteira e no carro, em geral está longe de ser pequeno e "claustrofóbico", como no resto de seus rivais esportivos.
Possui duas saídas de ar independentes para a parte traseira e o porta-malas tem tamanho muito bom, nem muito grande nem muito pequeno, como para duas malas de tamanho médio.
Quatro passageiros entram confortavelmente, com cintos de três pontos, apoios de cabeça, apoio para os braços e bolsões do dois com muito espaço.
O isolamento acústico é excelente: você só ouvirá o ruído do carro ao fazer as mudanças de marcha e acelerar, isto quando estiver usando combustível, quando movido pelo motor elétrico o ruído é zero.
Além de um quinto lugar não tão confortável, o defeito mais notável é que o teto solar, mesmo fechado, deixa entrar alguma luz no interior do Golf GTE.
Os equipamentos continuam os mesmos do antigo GTI, o Golf GTE 2020 conta com travamento central, vidros elétricos, partida por botão, retrovisores elétricos, ar condicionado com controle climático automático de zona dupla, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bluetooth, conectividade com Apple e Android, comandos de voz integrados no volante, faróis de neblina, para-brisa automático e luzes diurnas, com excelente iluminação.
Na verdade em equipamentos para o conforto, o Volkswagen Golf GTE 2020 é bem completo.
Como se isso não bastasse, possui o sistema Park Assist, com o qual o carro pode estacionar sozinho, em linha reta e perpendicularmente.
E agora possui os equipamentos ausentes no antigo GTI e que faziam muita falta para um carro desta faixa de preço, o sistema GPS integrado, a câmera de ré e entrada USB.
O multimídia do Golf GTE também foi melhorado e já era excelente, agora é todo em alta resolução, altamente intuitivo. A tela central foi maior e tem 9,2 polegadas e tem sensor de proximidade e te mostrará os dados necessários para quando esteja dirigindo mudando quando aproxime a mão.
Além de bem equipado, o Golf GTE 2020 também é bastante seguro e manteve os equipamentos do Golf GTI 2019, com o adicional da câmera de ré e detector de fadiga.
O esportivo, agora híbrido mantém os 7 airbags, freios a disco em todos as rodas, sistema ABS, assistência eletrônica de frenagem, sistema de estabilidade eletro-assistida, controle de estabilidade de tração e carroceria projetada para absorver perfeitamente os impactos.
O Volkswagen Golf GTE 2020 é uma boa opção para quem quer comprar um carro esportivo, principalmente se for a sua primeira aquisição desse tipo e se for o seu único veículo.
Você terá à sua disposição um carro potente, divertido e confortável para dirigir diariamente e realmente seguro, além da vantagem de poder rodar com a bateria, mesmo que nosso único corredor elétrico seja a Rodovia Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.
Se, pelo contrário, o que você deseja é um visual desafiador e intimidador, que rouba os olhos de todos enquanto você dirige com controle total do veículo, vai ter que comparar com outros esportivos.
Mas a excelente relação custo-benefício do Volkswagen Golf GTE 2020 podendo pisar fundo e ainda ter um carro econômico vai ser difícil de encontrar.