O Volkswagen Jetta, que no passado foi um dos modelos mais importantes da montadora, hoje é vendido no Brasil apenas na versão esportiva GLI, o que o destoa de outros sedans médios do nosso mercado. Seu foco é a performance e o visual apimentado, equipado sempre com motor 2.0 350 TSI de 231 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem.
Perfil Geral
Origem
México
Tipo
Sedan
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
2.0 turbo
Potência/Torque
231 cv / 35,7 kgfm
Transmissão
Automatizada de dupla embreagem
Tração
Dianteira
Equipamentos
Espaço interno
Capacidade do porta-malas
Desempenho
Segurança
Painel digital de 10,25”
Piloto automático adaptativo
Ar-condicionado digital dual-zone
Volante multifuncional com botões touchscreen
Teto-solar elétrico panorâmico
Consumo Cidade | 9,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 12,2 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 6,7 s
Velocidade máxima | 249 km/h
Porta-malas | 510 L
Tanque | 50 L
Versões atuais
GLI
Versões descontinuadas
250TSI
Comfortline
R-Line
Highline
Linha do tempo
O Jetta era um forte representante da Volkswagen no segmento de sedans médios, mas com a baixa procura dessa categoria, faz mais de 1 ano que ele é ofertado no Brasil apenas na versão esportiva GLI, que recentemente recebeu pequenas alterações.
Saiba tudo sobre o Jetta
O segmento de sedans médios está cada vez mais escasso no mundo todo, e no Brasil infelizmente não é diferente. O Volkswagen Jetta ainda é vendido por aqui, mas há mais de um ano conta com apenas uma versão, de proposta esportiva.
Se o modelo foca no desempenho entregue pelo motor 2.0 turbo, esse quesito não poderia deixar de ser seu diferencial, mas ele também conta com outras virtudes interessantes, tais como um espaço interno bastante generoso e um porta-malas amplo, além de diversos equipamentos de comodidade e segurança.
Desde que o possível comprador não se importe com um acabamento mediano considerando o seu preço acima dos 200 mil reais, os outros pontos positivos do modelo fazem com que ele se torne uma boa opção de compra, tanto para um uso familiar quanto esportivo.
Curiosamente o Volkswagen Jetta não conta com nenhum concorrente direto atualmente, pois atua entre os sedans médios e os sedans premiums, então tendo uma precificação muito distante dos rivais mais próximos. Levando em conta a proposta esportiva, fica ainda mais difícil encontrar um possível concorrente que dispute mercado com o modelo.
Contudo, em razão do valor cobrado, ele acaba disputando suas vendas com alguns crossovers médios, a exemplo do próprio Volkswagen Taos. A 1ª geração de 2006 não fez um sucesso muito grande no Brasil, mas a 2ª, de 2011, atingiu uma fama muito maior, sendo adorada até hoje por conta da motorização 2.0 TSI.
A 3ª e atual geração é de setembro de 2018, mas a versão esportiva GLI chegou apenas em 2019, enquanto as opções com motor 1.4 250 TSI deram adeus ao mercado no início de 2021, em razão da baixa procura dessa categoria. O Jetta GLI prosseguiu e passou por um discreto facelift em abril de 2022.
Principais concorrentes Atualmente não há concorrentes diretos.