O Volkswagen Nivus é um SUV/Crossover compacto, mas atua abaixo do T-Cross, que também pertence a essa categoria. Em relação ao T-Cross o modelo tem menos espaço interno, mas um design mais arrojado. Dessa forma ele consegue atingir um público um pouco diferente, geralmente mais jovial.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
128 cv / 20,4 kgfm.
Transmissão
Automática
Tração
Dianteira
Porta-malas
Desempenho
Segurança
Equipamentos
Dirigibilidade
Painel de instrumentos 100% digital de 10,25”
Ar-condicionado digital
Central multimídia de 10
Piloto automático adaptativo
Carregador de celular por indução
Consumo Cidade | 7,6 km/l (E) e 10,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,6 km/l (E) e 13,3 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10 s
Velocidade máxima | 189 km/h
Porta-malas | 415L
Tanque | 52L
Versões atuais
Comfortline
Highline
Linha do tempo
Por se tratar de um modelo ainda recente em nosso mercado, a única alteração até o momento foi a adição de alguns equipamentos na linha 2022.
Saiba tudo sobre o Nivus
Embora não fique no pódio de vendas de seu segmento, podemos dizer que o Volkswagen Nivus é sim um modelo de sucesso, principalmente considerando sua fila de espera e a presença de um modelo da mesma categoria dentro da própria Volkswagen, que é o seu irmão maior T-Cross.
Para evitar a disputa entre esses dois modelos, a montadora alemã focou em um público mais jovial e esportivo no Nivus, com design mais ousado e muita tecnologia embarcada, destacando o piloto automático adaptativo.
A motorização turbo entrega um desempenho relativamente bom, embora esse não seja o foco. O mesmo comentário vale para o consumo de combustível. A lista de equipamentos também é extensa, inclusive com diversos itens de segurança e tecnologia.
Devido ao seu design traseiro coupé e alongado, o porta-malas oferta uma boa capacidade de 415L.
Contudo, o modelo também conta com alguns pontos negativos, destacando principalmente o espaço interno, pois traz a mesma distância entre-eixos do Polo, enquanto o T-Cross traz o entre-eixos do Virtus, que é maior. O acabamento também poderia ser melhor, mesmo na versão de topo.
Por estar abaixo do T-Cross, embora também esteja no segmento de SUVs/Crossovers Compactos, ele atua em uma espécie de subcategoria que fica em uma faixa um pouco mais acessível.
Lançado em junho de 2020, o Volkswagen Nivus ainda não passou por nenhuma atualização significante, apenas por aumentos de preços e uma adição de equipamentos na linha 2022.
Principais concorrentes