O Polo é o hatch compacto da Volkswagen, e desde o lançamento da segunda geração tem feito muito sucesso no mercado brasileiro, com exceção do último ano de vendas onde foi bastante prejudicado pela crise dos semicondutores, o que ainda afeta sua produção. Enquanto aguarda a reestilização que chegará em breve, conta com apenas três versões de acabamento, todas com motor 1.0 aspirado ou turbo.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
128 cv / 20,4 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Dirigibilidade
Equipamentos
Desempenho
Tecnologia
Segurança
Painel de instrumentos digital de 10,25” (versão Highline)
4 airbags (de série)
Chave presencial (versões Comfortline e Highline)
Porta-luvas refrigerado (versão Highline)
Ar-condicionado digital (versão Highline)
(1.0T AT)
Consumo Cidade | 8,4 km/l (E) e 12,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,3 km/l (E) e 15,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,5 s
Velocidade máxima | 192 km/h
Porta-malas | 300 L
Tanque | 52 L
Versões atuais
1.0 MPI
Comfortline
Highline
Versões descontinuadas
1.6 MSI
GTS
Sense
Sportline
GT
Linha do tempo
O Volkswagen Polo sempre foi um carro importante para a Volkswagen, ainda mais em sua segunda geração, que foi apelidada pela marca como “Mini Golf”. Sem receber um facelift desde 2017, o hatch está prestes a ganhar modificações importantes.
Saiba tudo sobre o Polo
Quando a segunda geração do Volkswagen Polo foi lançada, podemos dizer que de certa forma ele acabou revolucionando o mercado (em alguns pontos juntamente com o Fiat Argo) de hatches compactos, já que trouxe motorização turbo e uma lista de equipamentos jamais vista em modelos dessa categoria.
Não há sombra de dúvidas de que os itens disponíveis sempre foram a principal virtude do Volkswagen, mas por não receber modificações importantes há mais de 4 anos, alguns rivais já trazem recursos de condução semiautônoma que ele ainda não oferece.
Entre suas principais qualidades há também a motorização 1.0 turbo flex que proporciona um ótimo desempenho e uma dirigibilidade muito boa. A economia de combustível também é adequada.
Outro ponto muito importante é o nível de segurança embarcada, já que além de vários itens dedicados a este fim, o modelo também atingiu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP.
Porém, é importante que o proprietário de um Polo não se preocupe com o acabamento bastante simples, assim como não necessite de um espaço interno além de mediano.
O Volkswagen Polo chegou ao Brasil em abril de 2002 e acabou ganhando seu primeiro facelift só em setembro de 2006, passando pelo segundo em agosto de 2011. Depois de pequenas alterações, a Volkswagen encerrou as vendas do modelo no Brasil em maio de 2015, ficando indisponível até a chegada da segunda geração, em setembro de 2017.
Desde então o modelo não teve nenhuma reformulação considerável, por isso deve ganhar uma reestilização muito em breve, tanto é que a versão mais cara GTS (com motor 1.4 250TSI) está indisponível enquanto aguarda a chegada do modelo atualizado. As versões com motor 1.6 MSI saíram de linha em fevereiro de 2022 e não devem voltar.
Principais concorrentes
- Peugeot 208
- Honda City Hatch
- Fiat Argo
- Toyota Yaris Hatch
- Chevrolet Onix
- Hyundai HB20