A versão de entrada do Polo traz de série direção elétrica, ar-condicionado, chave com telecomando, central multimídia, volante multifuncional, quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade.
Polo 2022 1.6 MSI MT
Resumo
A versão 1.6 MSI que adiciona o motor 1.6 de 117 cavalos sobre a versão 1.0 MPI e mantém basicamente os mesmos equipamentos
Polo 2022 1.6 MSI AT
Resumo
Traz os mesmos equipamentos da versão 1.6 MSI porém acrescenta o câmbio automático de seis marchas.
Polo 2022 Comfortline 200 TSI
Resumo
Adiciona o motor 1.0 turbo, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, e faróis de neblina com luz de conversão estática
Polo 2022 Highline 200 TSI
Resumo
Acrescenta itens como chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital e automático, câmera de ré, bancos em couro, painel de instrumentos digital e rodas de 17 polegadas.
Polo 2022 GTS 250 TSI
Resumo
Versão esportiva com motor 1.4 turbo de 150 cavalos, bancos esportivos, modos de condução e faróis full LED.
Na dianteira, o Volkswagen Polo é bastante conservador, como na maioria dos carros da Volkswagen. Visto de lado, o Volkswagen Polo tem a silhueta típica de um hatchback com um vinco que percorre toda a lateral atravessando as maçanetas. A traseira também é bem conversadora, aliás lembra bastante a traseira do Volkswagen Gol.
A versão Highline vem com rodas de 17 polegadas de série além de luzes de rodagem diurna em LED na parte inferior do para-choque, junto dos faróis auxiliares.
No Polo GTS 250 TSI 2022, há um friso vermelho que atravessa a dianteira de ponta a ponta, inclusive na parte interna dos faróis, que são full LED nessa versão. O para-choque é maior que das outras versões, o que intensifica o visual esportivo. O modelo tem rodas de 17 polegadas de série e opcionalmente tem rodas de 18 polegadas. Na parte traseira, o Polo GTS tem lanternas com iluminação em LED exclusivas da versão, e para-choque tem desenho próprio e a saída do escapamento é dupla.
A versão de entrada do Polo utiliza o motor 1.0 MPI de três cilindros associado ao câmbio manual de cinco velocidades. O motor 1.0 MPI de três cilindros tem potência máxima de 75 cavalos com gasolina e 84 cavalos com etanol a 6.350 rpm, e torque máximo de 9,6 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente.
Em seguida existem as versões equipadas com o motor 1.6 MSI. Esse motor pode estar em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis marchas. O motor 1.6 MSI tem potência máxima é de 117 cavalos com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm. O torque é de 16,5 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, a 4.000 rpm.
Nas versões intermediárias, Polo Comfortline e Polo Highline são equipados com o motor 200 TSI 1.0 turbo câmbio automático com seis marchas. Esse motor tem potência máxima que varia de 116 cv na gasolina a 128 cv no etanol a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm numa faixa de rotação que vai de 2.000 a 3.500 rpm.
Já a versão esportiva Polo GTS 250 TSI, traz o motor 1.4 turbo com 150 cavalos de potência máxima numa faixa de rotação entre 1.500 e 4.000 rpm. Já o torque é de 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.800 rpm. Esse motor equipa modelos maiores da Volkswagen como o T-Cross Highline e já equipou o Jetta e o Tiguan Allspace. Esse motor está sempre associado à uma transmissão automática de seis marchas.
Na versão com motor 1.0 MPI o Polo tem aceleração de 0-100 km/h em 13s quando abastecido com etanol (13,3s com gasolina) e velocidade máxima de 170 km/h (166 km/h com gasolina).
Com motor 1.6 e câmbio manual os números de aceleração de 0-100 km/h são de 9,6s com etanol e 9,9s com gasolina. As velocidades máximas são 193 km/h e 189 km/h, respectivamente. Com o câmbio automático os números de aceleração são os mesmos, porém a velocidade máxima é de 184 km/h com gasolina e 188 km/h com etanol.
Com o motor 1.0 turbo (200 TSI) o Polo tem um desempenho próximo do motor 1.6 aspirado na aceleração de 0 a 100 km/h. A aceleração é feita em 9,9 segundos com gasolina e 9,5 segundos com etanol. A velocidade máxima varia de 187 km/h a 192 km/h.
Por fim a versão GTS com motor 1.4 TSI tem aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.
Em relação ao consumo, quando equipado com motor 1.0 MPI tem médias no etanol que variam de 8,8 km/l (cidade) a 10 km/l (estrada). Com gasolina os números sobem para 12,9 km/l e 14,3 km/l.
Com motor 1.6 e câmbio manual as médias são ligeiramente piores. Utilizando etanol o modelo consumo 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Com gasolina são de 12 km/l e 13,9 km/l respectivamente.
Com câmbio automático o consumo urbano piora um pouco. Com etanol a média é de 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Já com gasolina os números sobem para 11 km/l e 13,8 km/l.
As versões que utilizam o motor 1.0 turbo tem consumo de 7,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, utilizando etanol. Com gasolina os números são de 11,4 km/l e 13,9 km/l respectivamente.
Por fim a versão GTS com motor 1.4 TSI, faz médias com etanol de 7,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Com gasolina as médias sobem para 11 km/l e 13,7 km/l respectivamente.
A transmissão automática de seis velocidades possui trocas de marchas rápidas e suaves, além de ter uma relação que permite um bom desempenho. Já o motor 1.0 turbo do Volkswagen Polo conta com injeção direta de combustível e é um dos mais modernos do segmento.
Exceto, o Polo GTS que tem o ruído típico de um esportivo (utilizando o sistema de som para parecer mais esportivo), o hatch tem um isolamento acústico de acordo com os concorrentes.
Sua dinâmica é uma das melhores da categoria para quem gosta de uma dirigibilidade apurada.
Por ter volante que pode ser ajustado em altura e profundidade, bancos com um design bastante anatômico, o conforto ao dirigir e a boa ergonomia são pontos fortes do Volkswagen Polo.
A dinâmica do carro é especialmente mais divertida na versão GTS, com resposta em retomadas e ultrapassagens muito boas e os bancos, estilo concha.
O interior do Volkswagen Polo 2022 combina o console cinza com tons em preto brilhante, nada muito diferente do restante de outros modelos da marca, com linhas muito sóbrias e até simplistas.
Na parte traseira, os bancos também são confortáveis e têm espaço adequado, além de possuir saída de ar para os passageiros que viajam atrás.
O Volkswagen Polo 2022 é um hatchback para quatro ocupantes, mas pode levar cinco pessoas com relativo conforto em viagens curtas, algo comum a seus concorrentes.
Um ponto que deixa a desejar no hatch e é criticado por muitos é a qualidade do acabamento interno, com excesso de plásticos duros e com visual pouco trabalhado.
O Polo 2022 mantém suas versões 1.0 MPI, 1.6 MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático).
Na configuração de entrada 1.0 MPI, o Polo já traz importantes itens de segurança como quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e fixação para cadeirinhas de criança do tipo ISOFIX e Top tether. Na parte de conforto e comodidade tem a central multimídia Composition Touch, volante multifuncional, vidros elétricos nas quatro portas, chave com telecomando, direção elétrica e ar-condicionado. Opcionalmente pode ter o pacote Connect Pack que adiciona sensores de estacionamento traseiro, espelhos externos elétricos com função tilt down e rodas de liga leve de 15 polegadas.
As versões com motor 1.6 MSI trazem basicamente os mesmos equipamentos da versão 1.0 MPI porém com a mudança para o motor 1.6. Existe a opção de associar o motor 1.6 ao câmbio automático de seis marchas.
Além da novidade da central VW Play de série, a versão Comfortline traz o motor 1.0 TSI de até 128 cavalos e adiciona itens como chave presencial com partida por botão, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e faróis de neblina com função "Cornering light" (luz de conversão estática).
A versão Highline adiciona vários itens tecnológicos ao Polo como sensores de estacionamento dianteiros, controle de cruzeiro, indicador de pressão dos pneus, Post Collision Brake, ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro, câmera de ré, detector de fadiga, luz de condução diurna em LED, painel digital Active Info Display, rodas em liga leve de 17”, sensor de chuva e crepuscular, e volante revestido em couro com "shift paddles” para troca de marchas.
Por fim a versão esportiva GTS adiciona o motor 1.4 TSI, faróis dianteiros full LED, lanternas traseiras iluminadas em LED, bancos esportivos, modos de condução e diversos detalhes de acabamento diferenciados. A versão GTS permite ao proprietário comprar rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 205/45 R18, como opcional.
No painel destaque para o display colorido totalmente digital disponível na versão Highline e GTS, que traz uma aparência moderna e tecnológica ao Volkswagen Polo.
Nos modelos 2022 o Polo passa a utilizar a nova central multimídia VW Play, que estreou no Volkswagen Nivus. Essa central tem tela de 10,1 polegadas, e foi 100% desenvolvida na região da América Latina com foco no consumidor local. Ela permite instalar aplicativos diretamente na central multimídia, e já traz o app de música Spotify e, em breve, os novos apps Get In, para reservas em restaurantes, e MobiMax, para assistir TV digital (com o veículo parado). Além de apps como Waze, Ifood, apps de estacionamento, seguro, pedágio, áudio livros e muitos mais.
Um ponto negativo dessa central é que não oferece mais o GPS embarcado na central que não dependa de rede celular.
O Volkswagen Polo 2022 possui quatro airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, em todas as suas versões. Outro recurso importante de segurança disponível nas versões com motor turbo é o post collision brake, sistema que freia o carro automaticamente após uma colisão para evitar que o modelo cause acidentes subsequentes.
O Volkswagen Virtus também recebeu cinco estrelas no Latin NCAP em testes de colisão, comprovando a segurança do modelo.
O Volkswagen Polo é um hatchback interessante para quem gosta de dirigir e valoriza a questão da segurança e tecnologia.
Entretanto, o modelo tem um preço relativamente elevado quando comparado aos seus concorrentes diretos, como por exemplo o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. O modelo também peca um pouco na questão do acabamento interno. Mas no geral é um modelo que faz bem aquilo que se propõe. Diferencial é a disponibilidade da versão esportiva GTS com desempenho superior, algo que não está disponível em seus concorrentes diretos.