Focando em um ótimo conjunto mecânico e uma lista de equipamentos muito extensa (Inclusive com diversos opcionais), o T-Cross é o representante da Volkswagen na categoria de SUVs/Crossovers Compactos, ou seja, ele fica posicionado acima do Nivus e abaixo do Taos. Recentemente o modelo ganhou importantes itens de segurança na linha 2022.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
150 cv / 25,5 kgfm.
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Espaço interno
Desempenho
Tecnologia
Equipamentos
Segurança
Painel de instrumentos 100% digital de 10,25”
Sistema de som Beats
Ar-condicionado digital
Piloto automático adaptativo
Frenagem autônoma de emergência
Consumo Cidade | 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,3 km/l (E) e 13,2 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,7 s
Velocidade máxima | 198 km/h
Porta-malas | 420L
Tanque | 52L
Versões atuais
Sense
200 TSI
Comfortline
Highline
Versões descontinuadas
200 TSI Manual
Linha do tempo
No T-Cross realizou as alterações mais marcantes em 2021, quando a versão 250TSI Manual deixou de existir, e posteriormente, quando ganhou equipamentos de segurança como o piloto automático adaptativo e a frenagem automática de emergência.
Saiba tudo sobre o T-Cross
O T-Cross já chegou em nosso mercado automotivo causando polêmica, devido ao seu preço muito elevado em todas as versões, sobretudo na de topo Highline. Porém, desde então o modelo alcança um ótimo número de vendas, se tornando o terceiro mais emplacado da categoria durante o ano passado.
Assim como todos os carros, o SUV/Crossover Compacto da Volkswagen também possui defeitos, e o principal deles é o custo-benefício, já que pelo preço que cobra (Quase 180 mil reais com os opcionais), deveria ter um acabamento mais primoroso, ao invés do excesso de plásticos de baixa qualidade que ele entrega atualmente.
O porta-malas de 373L também não é muito amplo, embora aumente sua capacidade para 420L com os bancos traseiros um pouco mais eretos que o comum.
A grande qualidade do T-Cross é a quantidade de equipamentos que ele entrega, principalmente na alternativa de topo de sua linha. O desempenho, a segurança embarcada, o espaço interno e o prazer ao dirigir se somam aos pontos positivos do modelo.
O T-Cross é um SUV/Crossover Compacto, ou seja, faz parte do segmento mais balado dos últimos anos, o que o faz entrar na briga com diversos modelos. São eles: Nissan Kicks, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Honda HR-V, CAOA Chery Tiggo 5X, Kia Stonic, Peugeot 2008 e etc.
Como a Volkswagen tem o costume de alterar a lista de equipamentos ou opcionais com frequência, o seu “SUV” já passou por diversas modificações nesse sentido. A única modificação no design foi a adoção dos novos logotipos da montadora alemã, que estrearam no Nivus.
Em novembro de 2021 a marca divulgou que a linha 2022 receberia itens importantes, como carregador de celular por indução, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo.
Principais concorrentes