No começo de sua carreira o Up! concorria com modelos subcompactos de entrada, como o Fiat Mobi. Contudo, sua versão 1.0 TSI (também existia o 1.0 aspirado) acabou se popularizando bastante e ele então subiu de categoria. Em sua última gama, de 2021, foi vendido em versão única sempre com o motor turbo e com apenas 4 lugares, durando poucos meses até sair de linha.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Subcompacto
Capacidade
4 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
105 cv / 16,8 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Desempenho
Economia de combustível
Dirigibilidade
Praticidade
Segurança
Ar-condicionado manual
Sistema de som Composition Phone
Volante multifuncional em couro
DRL
Retrovisores elétricos com tilt-down no direito
Consumo Cidade | 9,5 km/l (E) e 13,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 14,7 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,4 s
Velocidade máxima | 183 km/h
Porta-malas | 285 L
Tanque | 50 L
Versões atuais
Xtreme
Versões descontinuadas
Connect
Move
High
Pepper
Speed
Linha do tempo
Suas últimas unidades tiveram um volume baixo, visto que ele já estava muito caro e sendo homologado para apenas 4 passageiros, pois a lei passou a exigir apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos ocupantes.
Saiba tudo sobre o Up!
Em seus últimos anos de carreira no Brasil o Volkswagen Up! já não fazia muito sentido, tanto para a montadora quanto para os consumidores, considerando que as vendas estavam muito baixas e o modelo já estava caro demais, sobretudo por ter sido homologado para apenas quatro passageiros.
Sem dúvidas esse foi um de seus maiores pontos negativos pouco antes de sair de linha, mas o Volkswagen Up! também tinha qualidades muito interessantes, como o excelente desempenho (mesmo que o tempo de 0 a 100 km/h não impressione) e a grande economia de combustível proporcionada pela motorização 1.0 turbo.
O pequeno se tornou um carro que entrega muito prazer ao dirigir, aliado a uma grande praticidade (justamente por conta de seu porte modesto) e um bom nível de segurança, pois já tirou mesmo até mesmo nota máxima nos testes do Latin NCAP.
O porta-malas tinha uma boa capacidade considerando sua carroceria de subcompacto, porém, o acabamento não era um destaque, ainda que fosse bem montado apesar de simples.
O Up! é um hatch subcompacto, mas curiosamente não tinha rivais diretos em seus últimos anos, pois era posicionado acima do Gol. Anteriormente brigava com o Fiat Mobi, que até hoje faz parte de um segmento de entrada.
Sua estreia ocorreu no primeiro mês de 2014, mas a tão aclamada motorização 1.0 TSI chegou apenas em julho do ano seguinte. A primeira reestilização veio em abril de 2017, quando deixou de ser o carro mais barato da Volkswagen para atuar acima do Gol, ganhando vários equipamentos.
Pouco mais de um ano depois a montadora optou por reduzir a quantidade de versões, o que aconteceu novamente em dezembro de 2020, quando passou a possuir só uma versão e não ter mais os 5 lugares homologados, carregando apenas quatro pessoas. Em abril de 2021 o Up! deixou nosso mercado, e provavelmente não voltará.
Principais concorrentes A última linha do Up! não teve concorrentes diretos.