O Virtus nasceu como uma versão sedan do novo Polo, com o objetivo de atuar em um segmento compacto-premium, ganhando destaque principalmente pelo conjunto mecânico empregado nas versões mais caras. Atualmente está um pouco defasado em relação ao mercado, mas ele poderá ganhar uma reestilização ainda este ano.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
128 cv / 20,4 kgfm.
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Único do segmento com versão esportiva
Porta-malas
Desempenho
Espaço interno
Equipamentos
Painel de instrumentos 100% digital de 10,25”
Modos de condução
Ar-condicionado digital
Sensor de fadiga
Central multimídia de 10
Consumo Cidade | 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,9 s
Velocidade máxima | 194 km/h
Porta-malas | 521L
Tanque | 52L
Versões atuais
1.6 Manual
1.6 Automática
Comfortline
Highline
GTS
Linha do tempo
O Virtus ainda não passou por nenhum fato marcante em sua história no Brasil, a não ser pela chegada da configuração esportiva GTS, com motor 1.4 turbo e câmbio automático.
Saiba tudo sobre o Virtus
O Volkswagen Virtus é a versão sedan do hatch Polo, mas por conta da plataforma modular, ele conta com um entre-eixos bem mais generoso e um porta-malas com capacidade muito ampliada. Ele ainda não passou por nenhuma alteração significante até o momento em nosso país, mas poderá receber um facelift ainda este ano.
O sedan da montadora alemã é o único no segmento com uma versão de fato esportiva, que traz uma motorização mais eficiente. Esse já é um ponto bastante positivo do modelo, que se alia também ao ótimo espaço interno, ao excelente espaço no compartimento de bagagens, ao bom desempenho e também ao baixo consumo de combustível.
O problema é que o modelo está ficando desatualizado, tanto no design quanto na lista de equipamentos, pois embora ela ainda seja boa, não entrega em nenhuma versão os recursos de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de permanência em faixa.
O Volkswagen Virtus pertence à categoria de sedan compactos e concorre com modelos como Honda City Sedan, Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris Sedan, Nissan Versa e Hyundai HB20S.
Lançado em janeiro de 2018, cerca de 4 meses após a chegada da nova geração do Polo, ambos ainda não passaram por nenhuma reestilização ou outra modificação mais profunda, a não ser por reposicionamentos de preços e pequenas alterações na lista de itens de série. Para corrigir o problema de estar ficando defasado em relação aos rivais, a Volkswagen está preparando uma reestilização para o Polo, que também deve atingir o Virtus.
Principais concorrentes