Volkswagen Virtus

Sedan compacto-premium da montadora alemã em terras brasileiras.

Avaliação

7.5 de 10

O Virtus nasceu como uma versão sedan do novo Polo, com o objetivo de atuar em um segmento compacto-premium, ganhando destaque principalmente pelo conjunto mecânico empregado nas versões mais caras. Atualmente está um pouco defasado em relação ao mercado, mas ele poderá ganhar uma reestilização ainda este ano.

Compra um Volkswagen Virtus

R$ 65.800

Perfil Geral

Mecânica


  • Único do segmento com versão esportiva

  • Porta-malas

  • Desempenho

  • Espaço interno

  • Equipamentos

  • Painel de instrumentos 100% digital de 10,25”

  • Modos de condução

  • Ar-condicionado digital

  • Sensor de fadiga

  • Central multimídia de 10

  • Consumo Cidade | 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 9,9 s

  • Velocidade máxima | 194 km/h

  • Porta-malas | 521L

  • Tanque | 52L

Versões atuais

  • 1.6 Manual

  • 1.6 Automática

  • Comfortline

  • Highline

  • GTS

Linha do tempo

    • Lançamento no Brasil.

      Janeiro

    2018
    • Chegada da versão esportiva GTS.

      Fevereiro

    2020

O Virtus ainda não passou por nenhum fato marcante em sua história no Brasil, a não ser pela chegada da configuração esportiva GTS, com motor 1.4 turbo e câmbio automático.

Saiba tudo sobre o Virtus

O Volkswagen Virtus é a versão sedan do hatch Polo, mas por conta da plataforma modular, ele conta com um entre-eixos bem mais generoso e um porta-malas com capacidade muito ampliada. Ele ainda não passou por nenhuma alteração significante até o momento em nosso país, mas poderá receber um facelift ainda este ano.

O sedan da montadora alemã é o único no segmento com uma versão de fato esportiva, que traz uma motorização mais eficiente. Esse já é um ponto bastante positivo do modelo, que se alia também ao ótimo espaço interno, ao excelente espaço no compartimento de bagagens, ao bom desempenho e também ao baixo consumo de combustível.

O problema é que o modelo está ficando desatualizado, tanto no design quanto na lista de equipamentos, pois embora ela ainda seja boa, não entrega em nenhuma versão os recursos de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de permanência em faixa.

O Volkswagen Virtus pertence à categoria de sedan compactos e concorre com modelos como Honda City Sedan, Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris Sedan, Nissan Versa e Hyundai HB20S.

Lançado em janeiro de 2018, cerca de 4 meses após a chegada da nova geração do Polo, ambos ainda não passaram por nenhuma reestilização ou outra modificação mais profunda, a não ser por reposicionamentos de preços e pequenas alterações na lista de itens de série. Para corrigir o problema de estar ficando defasado em relação aos rivais, a Volkswagen está preparando uma reestilização para o Polo, que também deve atingir o Virtus.

Principais concorrentes

Tipos de carros mais consultados

Volkswagen Virtus recomendados

Modelos de la competencia

O Volkswagen Virtus com motor 1.6 rende até 117cv, enquanto o 1.0 turbo atinge 128cv e o 1.4 turbo alcança os 150cv.
O Inmetro informa que o consumo urbano do Volkswagen Virtus é de 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina, passando para 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) na estrada. Os números são da configuração 1.0 turbo automática.
O Volkswagen VirtusEle pode utilizar o motor 1.6 flex aspirado de 4 cilindros em linha, o 1.0 turbo flex de 3 cilindros em linha ou o 1.4 turbo flex de também 4 cilindros.
Atualmente o Volkswagen Virtus ele é ofertado nas seguintes opções: 1.6 Manual, 1.6 Automática, Comfortline, Highline e GTS.