1/6
Versões Volkswagen Virtus 2022
Virtus 2022 1.6 MSI MT
Resumo
Versão de entrada do Virtus que traz ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
Virtus 2022 1.6 MSI AT
Resumo
Traz os mesmos equipamentos da versão 1.6 MSI porém acrescenta o câmbio automático de seis marchas.
Virtus 2022 Comfortline 200 TSI
Resumo
Adiciona o motor 1.0 turbo, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, e faróis de neblina com luz de conversão estática
Virtus 2022 Highline 200 TSI
Resumo
Acrescenta itens como chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital e automático, câmera de ré, bancos em couro, painel de instrumentos digital e rodas de 17 polegadas.
Virtus 2022 GTS 250 TSI
Resumo
Versão esportiva com motor 1.4 turbo de 150 cavalos, bancos esportivos, modos de condução e faróis full LED.
Na dianteira, o Volkswagen Virtus tem um design muito semelhante ao seu irmão Polo, mantendo o design conservador da maioria dos carros da Volkswagen.
Visto de lado, o Volkswagen Virtus se destaca pela sua forma arredondada, na qual o teto parece se fundir em algum momento com o porta-malas, apesar de ser um sedan, lembra um coupé pelo caimento mais suave do teto.
A versão Highline vem com rodas de 17 polegadas de série além de luzes de rodagem diurna em LED na parte inferior do para-choque, junto dos faróis auxiliares.
No Virtus GTS 250 TSI 2022, há um friso vermelho que atravessa a dianteira de ponta a ponta, inclusive na parte interna dos faróis, que são full LED nessa versão. O para-choque é maior que das outras versões, o que intensifica o visual de esportivo. O modelo tem rodas de 17 polegadas de série e opcionalmente tem rodas 18 polegadas.
A parte traseira, do Volkswagen Virtus, parece bastante com a do Jetta, com linhas bem marcadas. No Virtus GTS o para-choque tem desenho próprio e a saída do escapamento é dupla.
As versões básicas do Volkswagen Virtus 2021 tem o motor 1.6 com 117 cavalos de potência, podendo vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
Nas versões intermediárias, Virtus Comfortline e Virtus Highline são equipados com o motor 200 TSI 1.0 turbo com 128 cavalos de potência máxima e câmbio automático com seis marchas.
Já a versão esportiva Virtus GTS 250 TSI, traz o motor 1.4 turbo com 150 cavalos de potência máxima, que equipa o T-Cross Highline e equipava o Jetta, e vem sempre com a transmissão automática de seis marchas.
O Volkswagen Virtus 2021 tem desempenho e consumos muito parecidos nas versões equipadas com o motor 1.6 e 1.0 turbo.
Com o Virtus 1.6 atingindo a velocidade máxima de 195 km/hora, enquanto o Virtus 1.0 turbo alcança 194 km/hora.
Na aceleração de 0 a 100 km/hora o 1.0 turbo leva vantagem, com o sedan atingindo a velocidade em 9,9 segundos, enquanto no 1.6 o tempo é de 10,8 segundos, quando equipado com o câmbio automático.
No consumo o Virtus 1.6 AT roda na cidade 7,8 km/litro com etanol e 10,8 km/litro com gasolina, já o 1.0 turbo faz 7,8 e 11,2 km/litro com estes mesmos combustíveis.
Na estrada, o Virtus 1.0 turbo é um pouco mais econômico, por causa do motor de cilindrada menor e com maior disponibilidade de torque em baixas rotações, rodando 10,2 km/litro com etanol e 14,6 km/litro quando abastecido com gasolina, enquanto o 1.6 percorre 9,8 e 13,8 km/litro nestas condições.
Um destaque é a frenagem, precisando de apenas 38 metros numa frenagem de 100km/h até a parada total. O modelo também utiliza freio a disco nas quatro rodas.
Já o Virtus GTS 250 TSI tem desempenho mais esportivo, alcançando a velocidade máxima de 210 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 8,7 segundos.
Quando falamos de consumo, a versão esportiva do sedan também é bastante econômica, rodando 7,5 e 9,6 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada, quando abastecido com etanol.
Com gasolina estes números mudam para 11 e 13,7 km/litro, nestas mesmas circunstâncias.
A transmissão automática de seis velocidades possui trocas de marchas rápidas e suaves, além de ter uma relação que permite um bom desempenho. Já o motor 1.0 turbo do Volkswagen Virtus conta com injeção direta de combustível e é um dos mais modernos do segmento.
Exceto, o Virtus GTS que tem o ruído típico de um esportivo, o sedan é silencioso, característica de carros mais caros.
Sua dinâmica é uma das melhores da categoria para quem gosta de uma dirigibilidade apurada.
Por ter volante que pode ser ajustado em altura e profundidade, bancos com um design bastante anatômico, o conforto ao dirigir e a boa ergonomia são pontos fortes do Volkswagen Virtus.
A dinâmica do carro é especialmente mais divertida na versão GTS, com resposta em retomadas e ultrapassagens muito boas e os bancos, estilo concha.
O interior do Volkswagen Virtus 2021 combina o console cinza com tons em preto brilhante, nada muito diferente do restante de outros modelos da montadora, com linhas muito sóbrias e até simplistas.
Na parte traseira, os bancos também são muito confortáveis e possuem saída de ar para os passageiros que viajam atrás.
O Volkswagen Virtus 2021 é um sedan para quatro ocupantes, mas pode levar cinco pessoas com relativo conforto em viagens curtas, algo comum a seus concorrentes.
Um ponto que deixa a desejar no sedan e é criticado por muitos é a qualidade do acabamento interno, com excesso de plásticos duros e com visual pouco trabalhado.
O Virtus 2022 mantém suas versões 1.6 MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático). Na configuração de entrada, o sedã compacto passa a contar de fábrica com regulagem da coluna de direção e descansa braço central (somente para a configuração com transmissão automática). Não há pacotes de opcionais disponíveis.
Além do VW Play de série, a opção Comfortline tem o pacote de opcionais Comfort Tech, que reúne: Controlador de Cruzeiro, Kessy, sensores de estacionamento dianteiros, indicador de controle da pressão dos pneus, ar-condicionado digital Climatronic, câmera de ré, Detector de Fadiga, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com função Coming & Leaving Home, painel de instrumentos digital Active Info Display, porta-luvas refrigerado, Post Collision Brake, revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético ‘Native’, revestimento dos bancos em couro sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 16 polegadas design ‘Avalanche’ com pneus 205/55 R16, sensores de chuva e crepuscular, e volante multifuncional em couro com ‘shift paddles’ e detalhes em black piano.
Já as versões Highline e GTS continuam completíssimas, com a mesma lista de equipamentos, mas agora com a força da central de infotainment VW Play. E enquanto a Highline não tem pacotes de opcionais, a GTS permite ao proprietário comprar rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 205/45 R18.
No painel destaque para o display colorido totalmente digital disponível na versão Highline e GTS, que traz uma aparência moderna e tecnológica ao Volkswagen Virtus.
Nos modelos 2022 o Virtus passa a utilizar a nova central multimídia VW Play, que estreou no Volkswagen Nivus. Essa central tem tela de 10,1 polegadas, e foi 100% desenvolvida na região América Latina com foco no consumidor local. Ela permite instalar aplicativos diretamente na central multimídia, e já traz o app de música Spotify e, em breve, os novos apps Get In, para reservas em restaurantes, e MobiMax, para assistir TV digital (com o veículo parado). Além de apps como Waze, Ifood, apps de estacionamento, seguro, pedágio, áudio livros e muitos mais.
Um ponto negativo dessa central é que não oferece mais o GPS embarcado na central que não dependa de rede celular.
O Volkswagen Virtus 2022 possui quatro airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, além dos freios a disco nas quatro rodas em todas as suas versões. Outro recurso importante de segurança disponível nas versões com motor turbo é o post collision brake, sistema que freia o carro automaticamente após uma colisão para evitar que o modelo cause acidentes subsequentes.
O Volkswagen Virtus também recebeu cinco estrelas no Latin NCAP em testes de colisão, comprovando a segurança do modelo.
O Volkswagen Virtus é um sedan interessante para quem precisa de um amplo porta-malas, bom espaço no banco traseiro além de uma dirigibilidade ideal para quem gosta de dirigir.
Entretanto, o modelo tem um preço relativamente elevado quando comparado aos seus concorrentes diretos, como por exemplo o Onix Plus. O modelo também peca um pouco na questão do acabamento interno. Mas no geral é um modelo que faz bem aquilo que se propõe. Diferencial é a disponibilidade da versão esportiva GTS, que os concorrentes não oferecem nada na mesma linha.
O preço para a versão de entrada do Volkswagen Virtus 2022 é de R$ 92.400.