O Volkswagen Voyage é a versão sedan do Gol, e já está no mercado há 41 anos. Ambos possuem destaque pela mecânica confiável e já conhecida há muito tempo, além da robustez e manutenção barata. Ainda na segunda geração, o modelo está bem defasado perto dos carros da mesma faixa de preços.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.6 aspirado
Potência/Torque
104cv / 15,6 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Porta-malas
Manutenção simples e barata
Boa revenda
Robustez
Ampla rede de concessionárias
Direção hidráulica
Central multimídia
Faróis de neblina
Rodas de liga-leve R15
Retrovisores elétricos com função tilt-down no direito
Consumo Estrada: 9,9 km/l (E) e 14,1 km/l (G)
Consumo Cidade: 8 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5s
Velocidade máxima: 186 km/h
Porta-malas: 462L
Tanque: 55L
Versões atuais
1.0 Manual
1.6 Manual
1.6 Automática
Versões descontinuadas
Trendline
Comfortline
Highline
Linha do tempo
Até hoje o Volkswagen Voyage está na segunda geração, que já passou por diversas atualizações visuais e alterações de equipamentos. Uma nova geração não deverá ser produzida, já que o modelo está no final de seu ciclo de vida.
Saiba tudo sobre o Voyage
O Volkswagen Voyage é o sedan compacto mais acessível da montadora alemã, por mais que já seja muito caro.
Há muito anos ele não recebe atualizações significantes, e em uma breve análise é possível notar que diversos quesitos demonstram a presença de um projeto tão antigo. Atualmente suas versões não possuem nome, chamadas apenas de 1.0 Manual, 1.6 Manual e 1.6 Automática.
Atualmente o modelo não se encaixa como uma boa opção de compra, a não ser para empresas que adquirem o modelo para suas frotas, já que o Volkswagen Voyage é conhecido pela alta robustez, pela facilidade de manutenção e também pela alta quantidade de concessionárias Volkswagen espalhadas pelo país.
Porém, por culpa de seu projeto muito antigo falta muita tecnologia, tanto na lista de equipamentos quanto em soluções de praticidade. Nas versões mais caras ele possui valores que são próximos ao do Virtus, que é um modelo maior, mais novo, moderno e refinado.
O porta-malas é razoavelmente bom, mas o espaço interno é bem limitado, em razão do entre-eixos curto.
Por se tratar de um sedan compacto, teoricamente ele atua em uma faixa de preços mais acessível, algo que está sumindo cada vez mais no mercado brasileiro, já que as montadoras estão focando em versões mais caras, que geralmente rendem uma margem maior de lucros. O único rival direto é o Renault Logan, mas há pouco tempo ele também disputava o mercado com Fiat Grand Siena, Chevrolet Joy Plus e Ford Ka Sedan.
No mercado brasileiro ele estreou em 1981, mas a geração mais recente, que é vendida atualmente, chegou em 2008, ou seja, há 14 anos. Por mais que tenha recebido atualizações visuais e até mesmo mecânicas (Como o câmbio automático que chegou em 2018), o modelo atual não é muito diferente em relação ao Voyage 2008, o que o deixa bem defasado atualmente.
Principais concorrentes