Destinada ao uso comercial no transporte de cargas, a Expert é a van compacta da montadora francesa, que compartilha seu projeto com a Citroën Jumpy, alterando apenas alguns detalhes no design, e logicamente, os logotipos. Nessa versão de carga são 3 versões diferentes, uma delas 100% elétrica e outras duas com motor a diesel.
Perfil Geral
Origem
Uruguai
Tipo
Van
Segmento
Compacta
Capacidade
3 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Diesel
Motor
1.6 turbodiesel
Potência/Torque
115cv / 30 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Equipamentos
Desempenho
Segurança
Baixo consumo de combustível
Dirigibilidade
Piloto automático com limitador de velocidade
Controles de tração e estabilidade
DRL
Sensor de fadiga
Assistente de partida em rampas
Consumo Cidade | 11,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 11,8 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 15,6s
Velocidade máxima | 160 km/h
Porta-malas | 6.100L
Tanque | 69L
Versões atuais
Business Pack, Business Vitré e Cargo
Linha do tempo
Como a Expert ainda é um lançamento relativamente recente, depois de sua chegada no Brasil a única novidade aconteceu em 2021 quando a Peugeot trouxe a versão totalmente elétrica, que está disponível apenas na configuração furgão.
Saiba tudo sobre o Expert
A Peugeot Expert compartilha o seu projeto de desenvolvimento com a Citroën Jumpy, já que as duas marcas pertenciam ao Grupo PSA, que agora faz parte do grande Grupo Stellantis. Entre elas, mudam apenas alguns detalhes de design, já que os equipamentos, as versões e a motorização são sempre iguais.
Os dois modelos criam destaque entre o mercado pois ficam em um nível intermediário, acima de furgões compactos como por exemplo o Peugeot Partner, e abaixo de vans médias como a própria Peugeot Boxer.
A Peugeot Expert possui uma boa lista de equipamentos, destacando itens como o DRL, o sensor de fadiga, os controles de estabilidade e tração e o piloto automático com limitador de velocidade. Estes itens ajudam bastante na condução de um veículo comercial, principalmente porque os condutores passam um longo tempo dirigindo-o.
Embora ainda esteja com um preço bastante inacessível, a versão elétrica também se torna muito única em sua categoria. Não há muitos pontos negativos pois ela se encontra praticamente sozinha nesse nicho, mas podemos considerar o acabamento, a falta de opcionais e a rede de concessionárias não muito grande.
Na categoria, o único modelo que concorre com a van da Peugeot é a Mercedes-Benz Vito, que deixou de ser vendida em 2019. Por conta disso, somente a “irmã” Citroën Jumpy disputa o mesmo mercado.
Depois do lançamento em setembro de 2017, o único ponto de destaque foi a chegada da alternativa 100% elétrica, em novembro de 2021. Ao contrário das configuração à combustão, a eletrificada está disponível apenas na configuração furgão.
Principais concorrentes
- Citroën Jumpy
- Mercedes-Benz Vito.