Renault Stepway

Variante mais aventureira do hatch compacto Sandero.

Avaliação

6.5 de 10

Inicialmente a Renault trazia a configuração aventureira como uma versão da linha Sandero, algo que mudou quando a montadora francesa optou por transformar o Stepway em um modelo distinto, com versões próprias dentro de seu catálogo. Ele se destaca por ter uma melhor capacidade de superação dos obstáculos diários, como lombadas e valetas.

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R$ 65.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Vão livre em relação ao solo

  • Espaço interno

  • Bons ângulos de entrada e saída

  • Porta-malas

  • Suspensão elevada

  • DRL e lanternas traseiras em LED

  • 4 airbags

  • Controles de tração e estabilidade

  • Central multimídia de 7”

  • Ar-condicionado automático

  • Consumo Cidade | 7,2 km/l (E) e 10,8 km/l (G).

  • Consumo Estrada | 8,2 km/l (E) e 11,8 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 11,2s

  • Velocidade máxima | 177 km/h

  • Porta-malas | 320L

  • Tanque | 50L

Linha do tempo

    • Chegada do Stepway, na época como uma versão do Sandero.

      Outubro

    2008
    • Recebeu a nova motorização 1.6 Hi-Power.

      Agosto

    2012
    • Renault lançou a segunda geração do modelo.

      Setembro

    2014
    • Lançamento da nova motorização 1.6 SCE.

      Novembro

    2016
    • Versão Stepway se desprende do Sandero e vira um modelo.

      Setembro

    2017
    • Ganhou atualizações visuais e de equipamentos na linha 2020.

      Julho

    2019

Renault atualmente o classifique como um carro diferente do Sandero, os dois modelos são quase idênticos, sempre seguindo as mesmas características. A diferença fica por conta da proposta mais aventureira, que facilita a passagem por obstáculos urbanos.

Saiba tudo sobre Stepway

O Renault Stepway é responsável por trazer uma proposta um pouco mais aventureira, algo que já foi bem mais comum antigamente, quando existiam muitas versões desse tipo, em vários carros.

Atualmente ele é ofertado apenas na configuração mais básica e mais cara, mas há pouco tempo ele trazia também uma versão intermediária.

É justamente essa proposta mais “off-road” que conquista alguns consumidores, pois além do design mais imponente, o modelo traz uma suspensão mais elevada, um maior vão livre em relação ao solo e também bons ângulos de entrada e saída.

A combinação de todas essas características resulta em uma boa capacidade pra transpor obstáculos urbanos, como lombadas, valetas, guias altas e entradas de garagem.

Logicamente isso também proporciona um melhor uso em estradas de terra, mas vale ressaltar que ele não é indicado para um off-road, pois conta apenas com tração dianteira.

Entre os principais pontos negativos nós podemos considerar o desempenho que não empolga e também a falta de tecnologia embarcada, além de um acabamento bem simples.

Embora este nicho já tenha sido mais movimentado no passado, nos dias atuais o Renault Stepway conta com apenas dois concorrentes, o Argo Trekking da Fiat e o HB20X da Hyundai. Antigamente também entravam na disputa modelos como o Chevrolet Onix Activ e o Volkswagen CrossFox.

Seu lançamento no Brasil ocorreu em outubro de 2008, quando ele ainda era uma versão do hatchback Sandero. A segunda geração chegou em setembro de 2014, evoluindo muitos quesitos em relação ao modelo antigo. Foi em 2017 que ele se tornou um modelo próprio, e em julho de 2019 recebeu atualizações visuais e novos equipamentos, ficando da forma que nós conhecemos hoje.

Principais concorrentes

Tipos de carros mais consultados

Renault Stepway recomendados

Todas as versões do Renault Stepway contam com 118cv de potência no etanol e 115cv na gasolina.
De acordo com o Inmetro, na cidade o Renault Stepway na cidade o Renault Stepway alcança 7,2 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina, passando para 8,2 km/l (E) e 11,8 km/l (G) no trajeto rodoviário.
O motor do Renault Stepway é sempre o 1.6 flex aspirado de 4 cilindros em linha.
Atualmente o Renault Stepway é ofertado apenas nas versões Zen e Iconic